Com uma trajetória artística que começou na infância, o jovem ator João Pedro Delfino assume o papel de Arthur na produção “O Sonho de Natal – O Mapa Secreto”. Aos 12 anos, ele trocou Belo Horizonte por São Paulo para integrar o elenco do musical “Escola do Rock”, interpretando o baterista Freddy. Sua carreira progrediu com participações em “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate”, a novela “Poliana Moça” do SBT como Pinóquio e o filme “Camile”, premiado no World Film Festival em Cannes. Em 2024, Delfino brilhou como João Darling em “Peter Pan – Crescer é Preciso” e protagonizou “Serenata do Adeus”, produção que tem circulado festivais de cinema, ao mesmo tempo em que iniciou sua graduação em Cinema, área que o fascina.
O convite para “O Sonho de Natal” partiu de uma amiga em comum, Marianna Santos, que, ao receber a sinopse, vislumbrou em João Pedro o perfil ideal para o personagem. “De cara eu já amei o projeto e a ideia de trabalhar com a Mari. Sempre quis fazer um trabalho com tema de Natal, pois é uma época muito especial. A partir daí, fiquei muito feliz e empolgado, e me identifiquei muito com a história”, relata o ator.
Arthur, seu personagem, é descrito como um jovem artesão de coração generoso, dedicado a criar brinquedos para distribuir, especialmente a crianças em situação de vulnerabilidade. “Ele tem um coração enorme, sempre querendo ajudar os outros, fazer o bem e também tem muitos sonhos, ele é muito sonhador”, explica Delfino. Na trama, Arthur forjará laços importantes na vila e enfrentará desafios, tornando-se uma figura central na missão de salvar o Natal e restaurar a esperança.
O processo de construção do personagem é marcado por uma colaboração intensa com o diretor Felipe, o preparador de elenco Alê, e os demais atores. “Está sendo muito legal esse processo, porque não é uma construção apenas minha, e sim do nosso diretor, que é o Felipe, do preparador de elenco, Alê, e também de todo o elenco. No ensaio a gente conversa muito sobre a relação que o meu personagem vai ter com os outros, até porque a gente tá sempre interagindo em cena”, comenta.
João Pedro Delfino reconhece a forte conexão entre Arthur e sua própria personalidade, especialmente no que tange ao otimismo e à esperança. “O Arthur tem muito de mim, principalmente nesse lado sonhador e esperançoso, e nesse brilho no olhar que ele tem ao ver a Villa de Natal pela primeira vez. Eu também trago como referência minhas próprias experiências com o Natal em família, que é sempre um momento tão divertido e especial”, afirma. Para ele, a maior satisfação reside na entrega genuína em cena: “A parte mais legal é que eu posso me divertir muito, me jogar em cena e viver de fato aquele momento quando tô no palco. Sempre que piso no palco, esqueço tudo e entro de verdade nessa história.”
A atmosfera de trabalho é de grande entusiasmo e comprometimento. “Todos estão muito animados e dedicados a construir esse espetáculo! Tenho aprendido muito com cada um”, declara. Ele ressalta a liberdade criativa proporcionada pela direção e pela preparação de elenco, além da sintonia crescente com os colegas de palco. “Eu me conectei com o elenco desde o primeiro ensaio e nossa sintonia cresce a cada dia, tanto em cena quanto nos bastidores. Estamos nos divertindo muito no processo e isso se reflete em cena. O público vai sentir nossa energia! Estou muito feliz e grato por fazer parte desse elenco com pessoas tão maravilhosas!”
Delfino antecipa que a peça transcenderá a mera magia natalina, abordando o significado profundo da data. “Acredito que o público vai se emocionar muito! A peça mostra muito mais que a magia do Natal. Ela mostra o verdadeiro significado dessa data que é a mais importante, o nascimento de Jesus”, pontua. O espetáculo promete uma montanha-russa de emoções: “O público vai rir, se divertir, se surpreender e sair tocado com a nossa história.”
A experiência imersiva de apresentar o espetáculo dentro da Villa de Natal é um diferencial marcante. “Fazer uma peça dentro de uma vila temática será muito diferente tanto para nós, atores, como para o público, pois será uma experiência imersiva e muito especial. Não posso dar spoilers, mas a vila é realmente mágica e basta chegarmos lá para sentirmos isso!”, conclui.
A “Villa de Natal São Paulo” estará em funcionamento de 28 de novembro a 28 de dezembro no Parque Villa-Lobos, oferecendo cerca de 30 atrações, incluindo a Casa do Papai Noel, parada natalina, brinquedos, oficinas e a Aldeia Gastronômica. “O Sonho de Natal – O Mapa Secreto” integra essa programação, com João Pedro Delfino no papel de Arthur, um jovem artesão que chega à vila para compartilhar sonhos, generosidade e ser peça-chave em uma narrativa de esperança.