O Rio de Janeiro foi palco da pré-estreia de “Papagaios”, o aguardado longa-metragem do diretor e roteirista Douglas Soares, na última segunda-feira (8), na Cinemateca do MAM. A obra, que tem no elenco principal Gero Camilo e Ruan Aguiar, tem sua estreia oficial marcada para 26 de março de 2026. O evento contou com a presença dos atores e do cineasta, além de Babi Xavier, que expressou sua satisfação em integrar o projeto.
Douglas Soares explicou que a inspiração para “Papagaios” brotou de suas próprias vivências no Complexo da Maré, comunidade onde cresceu. Ele compartilhou que o fascínio por figuras televisivas sempre foi uma constante em sua infância. “Cresci no subúrbio vendo televisão o dia inteiro. Para mim, o Papagaio de Pirata era algo íntimo, muito próprio do meu cotidiano. Era a celebridade do bairro”, relembrou o diretor.
Essa observação o levou a questionar o anseio pela visibilidade e a busca incessante pela fama. “Veio a pergunta: será que existem novos papagaios? Isso abriu muitas questões sobre quem quer ser visto e o que se está disposto a fazer para isso”, pontuou Soares. Tais reflexões moldaram o roteiro, que mescla crítica social, humor e suspense, propondo um debate sobre comportamentos contemporâneos sem oferecer respostas definitivas.
O diretor também ressaltou a escolha de ambientar a trama em um período anterior à popularização dos smartphones, com o objetivo de evidenciar que o desejo pela celebridade não é um fenômeno recente. “As coisas se potencializaram hoje, mas o Brasil lida com a fama desse jeito há muito tempo”, declarou.
Aclamado no Festival de Gramado, “Papagaios” já coleciona distinções importantes, como Melhor Filme Popular, Melhor Ator, Destaque de Arte, Figurino e Fotografia. Gero Camilo, um dos protagonistas, celebrou a receptividade do público e dos críticos. “Em março o Brasil finalmente vai poder assistir. É ótimo circular antes para aquecer, mas nada se compara ao filme chegando às telonas, encontrando o público”, comentou.
Camilo também elogiou a parceria com Ruan Aguiar, que vive um momento de grande destaque na mídia. “O Juan é maravilhoso. Uma promessa não, ele já é um milagre existente, real e em ação. Ele está aqui, presente, fazendo muito e fazendo bem”, afirmou.
Babi Xavier, que interpreta uma âncora de telejornal, descreveu sua participação como uma experiência marcante. “Quando chegou o teste, eu sabia que precisava fazer esse filme. Nunca tinha vivido de fato esse universo de redação, de disputar audiência. Parecia até que eu estava no RJTV”, brincou.
A atriz expressou encantamento com a dinâmica dos “papagaios” na narrativa. “A partir do que é dito na TV, eles vão para os eventos, fazem suas aparições e vivem essas fantasias. Achei fascinante observar esse jogo entre mídia e personagens que orbitam em torno da fama. Foi uma honra fazer parte disso.”, concluiu.