A emissora brasileira Globo consolida sua projeção internacional ao alcançar a marca de quatro indicações na edição de 2026 do Rose d’Or Latinos, um dos mais prestigiados prêmios do mercado audiovisual global. Após o reconhecimento internacional de ‘Guerreiros do Sol’, a rede celebra a presença de ‘Vale Tudo’, ‘Chef de Alto Nível’, ‘Novela em Sinfonia’ e o original Globoplay ‘Terceira Metade’ entre os finalistas. A cerimônia de premiação ocorrerá em Miami, no dia 20 de janeiro, durante o evento Content Americas.
A nova adaptação de ‘Vale Tudo’, que cativou o público entre março e outubro de 2025, disputa o prêmio de Melhor Telenovela. A produção, escrita por Manuela Dias e com direção artística de Paulo Silvestrini, revisita o clássico de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. A obra aborda a complexa relação entre Raquel (Taís Araújo) e Maria de Fátima (Bella Campos), reacendendo debates sobre ética e moralidade, além de desvendar o icônico mistério sobre a identidade da assassina de Odete Roitman (Débora Bloch). Segundo José Luiz Villamarim, Diretor de Gênero Dramaturgia dos Estúdios Globo, a indicação “mostra a força das boas histórias e das novelas criadas e produzidas pelos Estúdios Globo, capazes de mobilizar milhões de brasileiros a cada ano”.
No segmento de Reality de Competição, ‘Chef de Alto Nível’, exibido na Globo e no GNT em julho e agosto de 2025, também figura entre os destaques. Produzido pelos Estúdios Globo em colaboração com a Studio Ramsay Global, LLC, o programa reuniu 24 participantes de todo o Brasil, incluindo chefs profissionais, cozinheiros amadores e personalidades da internet. Apresentado por Ana Maria Braga, com a mentoria de chefs renomados como Alex Atala, Renata Vanzetto e Jefferson Rueda, o reality busca celebrar a gastronomia em suas diversas facetas. Rodrigo Dourado, diretor do gênero Realities, expressou honra com a nomeação, afirmando que ‘Chef de Alto Nível’ nasceu “do desejo de mostrar que a gastronomia é muito mais que técnica. É sobre paixão, história e conexão”.
Completando as indicações, o especial ‘Novela em Sinfonia’ concorre na categoria Entretenimento de Comédia ou Variedades. Criado para celebrar os 60 anos da TV Globo e os 85 anos da Orquestra Sinfônica Brasileira, o programa contou com apresentações de artistas como Alcione, Luísa Sonza, Alexandre Pires, Seu Jorge e Xande de Pilares, sob o comando de Tony Ramos. Joana Thimoteo, diretora do Gênero Música dos Estúdios Globo, ressaltou a importância do reconhecimento deste “conteúdo que celebrou os 60 anos da TV Globo, numa parceria com a OSB, promovendo grandes encontros musicais que mostram toda a pluralidade da nossa cultura”.
O original Globoplay ‘Terceira Metade’ fecha a lista de indicações brasileiras, concorrendo na categoria Docu-reality ou Factual. O programa, apresentado por Deborah Secco e produzido pela Boxfish, acompanha dez episódios em que quatro casais e solteiros compartilham um espaço sob a orientação da psicanalista Regina Navarro Lins. Tatiana Costa, diretora de gestão de conteúdo de produtos digitais da Globo, destacou que a indicação “reforça essa estratégia e celebra nossa aposta em projetos que unem criatividade e proximidade com a audiência, especialmente com os jovens”.
O Rose d’Or Latinos, em sua estreia em 2024, já havia premiado a Globo com ‘Todas as Flores’. No ano seguinte, o troféu foi conquistado por ‘Perfekta’. A expectativa agora se volta para os resultados da edição de 2026.