A energia contagiante do Multibloco retornará às ruas do Rio de Janeiro e de Niterói no Carnaval de 2026 com uma celebração especial: o tema “Multibloco 2026 – De volta à Bahia”. Dez anos após sua primeira homenagem, o bloco reedita um dos seus tributos mais queridos, mergulhando na riqueza da cultura baiana, celeiro de ritmos, melodias e tradições que moldaram o carnaval brasileiro.
Os desfiles oficiais estão agendados para o dia 14 de fevereiro, Sábado de Carnaval, na Lapa, Rio de Janeiro, e no dia 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, em Niterói. A abertura dos cortejos promete ser um espetáculo à parte, com a utilização de defumadores para “abrir os caminhos”, seguida por um vibrante leque de performances artísticas que mesclam música, dança e fortes referências da cultura afro-brasileira. Entre os nomes que abrilhantarão os desfiles, destacam-se Bruna Christine, que ostentará o título de Deusa de Ébano, finalista do concurso Beleza Negra do Bloco do Ilê Ayê, e as talentosas ritmistas e performers Fernanda e Júlia, que prestarão homenagem às orixás Iansã e Iemanjá.
Antes da folia oficial, o público terá a oportunidade de vivenciar a efervescência do Multibloco em uma série de ensaios pré-carnavalescos. O primeiro grande encontro com trio elétrico acontecerá no dia 1º de fevereiro, na Lapa. Em Niterói, o ensaio técnico está marcado para o dia 3 de fevereiro. Já no dia 9 de fevereiro, a Lapa será palco de um ensaio geral aberto, sediado na tradicional Cordão da Bola Preta. Para os que não conseguem esperar, no dia 12 de fevereiro, o bloco fará uma participação especial na abertura do Bloco Dus Impussivi, no Centro do Rio de Janeiro.
O Multibloco, fundado por Lino Amorim, responsável pela direção musical, e pela Maestrina Thais Bezerra, uma figura pioneira que há 17 anos rege a bateria do bloco, é um símbolo de diversidade, alegria e expressão cultural. O projeto se consolidou como um dos mais proeminentes blocos percussivos da cidade, reunindo atualmente cerca de 280 ritmistas e expandindo sua atuação para além dos desfiles de carnaval, com apresentações em formato de banda e módulos temáticos ao longo do ano.
“Minha expectativa para o Carnaval do Multibloco 2026 é de celebração e retorno a um tema que foi escolhido pelos integrantes e foi muito marcante na nossa história, com novo olhar, novas músicas, 10 anos depois”, pontua Thais Bezerra. Ela acrescenta: “Trazer a Bahia como tema é reafirmar a força das afro-brasilidades que atravessam nossa música e a minha própria trajetória. Sendo uma mulher estando à frente da bateria há quase duas décadas, regendo mais de 200 pessoas, é uma construção coletiva de resistência, aprendizado e afeto. O Multibloco faz parte da minha formação como percussionista, maestrina e pesquisadora. É um projeto feito de encontros, onde pessoas viram família, a equipe é unida e seguimos sonhando juntos, acreditando e fazendo o Carnaval acontecer ano após ano.”
A atuação do Multibloco também se estendeu para Niterói, onde o bloco promove oficinas no bairro do Cafubá, na Escola Democrática, e realiza seus desfiles na Praia de Piratininga, na Quarta-feira de Cinzas, consolidando sua presença cultural fora da capital fluminense.
Serviço – Multibloco 2026 | De volta à Bahia
Ensaios e apresentações pré-carnaval:
01/02 – Ensaio geral com trio elétrico – Lapa (RJ)
Concentração: 8h
Horário: Das 9h às 12h
Trajeto: Da Rua Av. Henrique Valadares, 75 R. dos Inválidos, 106
03/02 – Ensaio técnico – Niterói
Horário: Das 19h às 22h
Endereço: Praça Zumbi dos Palmares – Cantareira.
09/02 – Ensaio geral aberto
Local: Sede do Cordão da Bola Preta
Horário: das 19h às 22h
Endereço: Rua da Relação 3, Lapa. Esquina com a Rua do Lavradio.
12/02 – Abertura do Bloco dus Impussivi
Horário: Das 18h às 19h
Endereço: Av. Chile em frente a Petrobras
Desfiles oficiais:
Tema: Multibloco 2026 – De volta à Bahia
14/02 (sábado de Carnaval) – Lapa – Rio de Janeiro
Concentração: 7h
Desfile: 8h às 12h
Trajeto: Av. Henrique Valadares, 75 → Rua dos Inválidos, 106
18/02 – Niterói
Concentração: 8h
Desfile: 9h às 12h
Trajeto: Praia de Piratininga, em frente ao Quiosque do Pinguim