O universo da teledramaturgia brasileira está de luto. O autor Manoel Carlos, 92 anos, faleceu neste sábado (10) no Rio de Janeiro. A notícia, confirmada pelo perfil Boa Palavra, trouxe comoção a amigos e colegas de profissão, que utilizaram as redes sociais para expressar sua dor e homenagear o mestre das novelas.
Conhecido por suas histórias que retratavam o cotidiano com sensibilidade e poesia, Manoel Carlos deixou um legado inestimável. A causa de sua morte não foi divulgada.
Diversas personalidades do meio artístico prestaram suas homenagens, destacando a genialidade do autor e o impacto de suas obras na cultura brasileira.
Carolina Ferraz relembrou com carinho sua participação em obras de Manoel Carlos, ressaltando sua generosidade e a forma única como escrevia para personagens femininas. “Maneco sempre escreveu muito bem para mulheres, suas personagens femininas são inesquecíveis e foram vividas por um grande elenco de atrizes talentosíssimas”, declarou a atriz.
Gabriela Duarte expressou profunda gratidão, creditando ao autor a grande chance profissional de sua vida. “Serei eternamente grata a você, Maneco, por ter dado a grande chance profissional da minha vida. Se não fosse você, toda minha história poderia ter sido diferente”, escreveu.
O autor Walcy Carrasco definiu Manoel Carlos como um escritor que não apenas criava novelas, mas que “escreveu o cotidiano, o amor dito no silêncio, os conflitos que moram dentro de casa”.
Fabiana Karla, que estreou nas novelas em “Mulheres Apaixonadas”, obra de Manoel Carlos, agradeceu pela oportunidade e pelo universo “cheio de verdade e coração” que ele criou.
Alexandra Richter, que participou de “Laços de Família”, lamentou a perda de “um dos maiores autores da televisão brasileira”.
Solange Couto ressaltou que o Brasil e a classe artística sentem a partida do “nosso Maneco”, um “dos maiores autores do mundo”.
Maitê Proença desejou uma despedida serena: “Ah Maneco adorado, voe bem leve, voe pra Paz. Leve junto nosso imenso amor e admiração”.
Sidney Sampaio, que teve o privilégio de atuar em uma novela do autor, declarou ser uma honra e desejou que Deus o recebesse “como filho amado”.
Erika Januza, que participou de “Em Família”, a última novela de Manoel Carlos, expressou gratidão pela oportunidade que marcou o início de sua carreira na teledramaturgia.
Myrian Rios destacou a magnitude de Manoel Carlos como autor, cujas obras “espalhadas por muitos países” deixam um legado.
Carol Kasting emocionou-se ao relembrar palavras do autor, que se tornaram um lema em sua vida, e expressou seu amor e admiração.
Boninho, diretor de televisão, também se despediu, afirmando que a “história e legado” de Manoel Carlos “vão ficar pra sempre na nossa memória”.