Aos 72 anos, Claudete Troiano, ícone da televisão brasileira com mais de seis décadas de carreira, embarca em um novo capítulo profissional e pessoal. A apresentadora, conhecida por sua longa trajetória e proximidade com o público feminino, agora comanda o podcast Pod Saúde, exibido na CARAS TV. Ao lado de sua filha, Marcela Troiano, 40, ela entrevista especialistas e leva informações de saúde de qualidade para seus fiéis telespectadores.
“Fiquei muitos anos diariamente na televisão, ininterruptamente. Foram décadas falando com a mulher. Eu sei muito a respeito da mulher brasileira, convivi diariamente com ela, trocamos muito. As pessoas querem informações corretas, gostam de ver os médicos falando”, comenta Claudete, que aproveitou o início do ano para um período de descanso em Ibiúna, no interior de São Paulo.
Claudete abraça as transformações e, afastada da TV, aceitou a sugestão da filha para se aprofundar no universo digital. “Uma vez, um médico me disse que quando envelhecemos, precisamos usar ainda mais o cérebro e fazer coisas novas. Eu mesma escrevo os episódios do podcast, tenho tempo de pesquisar. Já cheguei a um ponto que qualquer um da família me pergunta qual remédio é bom para alguma coisa e eu já sei”, brinca a apresentadora.
Novos Laços Familiares e a Emoção da Maternidade Tardía
As mudanças na vida de Claudete vão além do trabalho. A chegada de Klau, sua neta de 3 anos, é descrita como o “maior presente”. A apresentadora, casada há 44 anos com Valmir Manso, confessa que não esperava se tornar avó, especialmente após a filha ter manifestado o desejo de não ter filhos. “A Marcela dizia que não queria ter filhos, então quando ela me contou da gravidez, eu disse: conta outra! Eles moram com a gente. A Klau é o meu maior presente. Criança adora avô e avó. Tem que curtir. Está sendo uma fase muito legal”, celebra.
Claudete relata que a experiência de ser avó a rejuvenesce. “Você rejuvenesce como avó, se pega cantando, brincando com a criança”. Ela também ressalta a importância de envelhecer com qualidade de vida, algo que sempre buscou, mesmo com a intensa rotina profissional. Agora, com mais tempo livre, planeja iniciar a prática de pilates e manter os hábitos saudáveis que já cultiva, como a alimentação regrada e o cozimento em casa.
A apresentadora também aborda a questão do etarismo, o preconceito contra idosos, e defende a necessidade de uma maior atenção e respeito para com essa parcela da população. “O etarismo existe, sim. Só tem um jeito: é envelhecer ou morrer jovem. Um dia, todos vamos chegar lá e vamos precisar dos cuidados, respeito, carinho. O País precisa olhar pelos seus idosos”, reflete.
Com a esperança renovada, Claudete Troiano mira o futuro, confiante no projeto da CARAS TV e com planos de expandir sua atuação no rádio. “Profissionalmente, eu acredito muito nesse projeto da CARAS, fico feliz com essa possibilidade. Também quero ampliar minha volta ao rádio neste ano”, conclui.