A aviação, meio de transporte cada vez mais presente no cotidiano, infelizmente também se tornou palco de tragédias que ceifaram vidas de personalidades notórias. Desde o auge de suas carreiras até momentos de lazer, o destino interrompeu abruptamente as trajetórias de artistas, políticos e esportistas em acidentes aéreos que comoveram o país e o mundo.
Um dos casos mais recentes ocorreu em janeiro deste ano, no centro da Colômbia, onde um cantor de 34 anos se tornou uma das seis vítimas fatais de um pequeno avião que caiu logo após a decolagem. Em outubro de 2022, a mãe do jornalista Cesar Tralli, da TV Globo, faleceu aos 74 anos em decorrência da queda de uma aeronave de pequeno porte na Represa de Jurumirim, no interior de São Paulo.
A música sertaneja também sofreu perdas significativas. Em novembro de 2021, uma cantora de apenas 26 anos estava entre as cinco pessoas que morreram em um acidente aéreo próximo a uma cachoeira na serra de Caratinga, em Minas Gerais. Em maio de 2019, o cantor que emplacou o sucesso “Jenifer” perdeu a vida em um incidente com uma aeronave de pequeno porte no povoado Porto do Mato, em Estância, no sul de Sergipe.
Olhando para o cenário internacional, em 1997, um renomado cantor e compositor norte-americano faleceu ao pilotar um avião experimental que caiu no oceano, na Califórnia, durante um voo solo. Em 2019, o mundo do futebol lamentou a morte do jogador argentino, cuja investigação posterior apontou intoxicação por monóxido de carbono como causa do acidente, devido a uma falha no sistema de exaustão da aeronave.
No âmbito político, o ex-governador de Pernambuco morreu em 13 de agosto de 2014, após a queda de um avião de pequeno porte em Santos, litoral paulista. A aeronave, um Cessna 560XL, partiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Guarujá, em São Paulo.
A década de 2010 também foi marcada por outras perdas na música. Em dezembro de 2012, uma cantora morreu em um acidente aéreo no norte do México, que resultou em outras seis fatalidades e nenhum sobrevivente. Nos Estados Unidos, em 25 de agosto de 2001, uma conhecida cantora e atriz americana faleceu em um desastre aéreo nas Bahamas. O avião, que transportava mais oito pessoas, caiu após apresentar problemas relacionados a excesso de peso e falhas operacionais.
O grupo musical Mamonas Assassinas também teve sua história tragicamente interrompida. Em março de 1996, os cinco integrantes – Dinho, Júlio César Barbosa, Alberto Hinoto, Sérgio Reis de Oliveira e Samuel Reis de Oliveira – morreram na queda de um jatinho na serra da Cantareira, zona norte de São Paulo. O acidente vitimou outras quatro pessoas.