A contundente derrota do Santos por 4 a 2 para a Chapecoense na estreia do Campeonato Brasileiro, ocorrida na noite de quarta-feira (28), acentuou a instabilidade no comando técnico da equipe. O técnico Juan Pablo Vojvoda encontra-se sob forte escrutínio e sua permanência na Vila Belmiro é questionada.
Segundo informações veiculadas pelo jornalista santista Fábio Sormani, a demissão de Vojvoda pode ocorrer a qualquer momento. Em sua análise, Sormani aventou a possibilidade de Renato Gaúcho assumir o posto. O treinador está livre no mercado desde sua saída do Fluminense no final da temporada de 2025.
É importante ressaltar que, até o momento, não há qualquer movimentação concreta ou negociação em andamento para a contratação de Renato Gaúcho pelo Santos, tratando-se de uma sugestão pessoal de Sormani. O jornalista acredita que a experiência do ex-treinador do Grêmio e Flamengo seria benéfica para a equipe, especialmente na potencial integração com jogadores como Neymar e Gabigol, podendo oxigenar o desempenho do Peixe.
O clube paulista já vinha enfrentando pressão devido a resultados insatisfatórios no Campeonato Paulista e agora, com o tropeço na abertura do Brasileirão, a situação se torna ainda mais delicada. Resta aguardar se Juan Pablo Vojvoda terá continuidade no comando técnico e, em caso de sua saída, se Renato Gaúcho figurará na lista de alvos considerados pelo Santos.
Em coletiva após a partida, Vojvoda abordou a derrota e a necessidade de reforços. “Se precisar de peças no setor defensivo? Eu falo que o time fez uma boa partida defensiva no jogo passado, vinha com uma solidez importante. Os erros se pagam caro na Série A, principalmente em times que jogam com transição. Não sei se é o momento para essa análise agora. Porque todo momento dizem erra esse e não serve mais, erra o outro e não serve mais. Jogadores e treinadores cometem erros. Nesse momento não posso sair falando que preciso de dez reforços”, declarou.
O comandante santista também expressou confiança em seu elenco atual. “Eu confio nos jogadores que temos. São jogadores profissionais. Porque jogam, erram. Em determinado momento se erra um. Esse zagueiro errou, dou confiança ao outro zagueiro. E eu confio nos zagueiros que temos, mas está sempre está aberta a possibilidade de incorporação em todas as linhas”, afirmou.
Vojvoda concluiu defendendo seu trabalho: “Eu confio no elenco que está, nos jogadores que vão vir, que podemos incorporar. Vamos trabalhar como sempre. Estou tranquilo com o trabalho. Porque não vou falar: ‘Perdeu é um jogo ruim, não servem os jogadores, não confiamos mais neles, o elenco é ruim’. Eu não sou esse tipo de profissional de futebol. Eu confio no trabalho que se está fazendo. O trabalho na partida foi feito e não conseguimos o resultado. Se analisarmos o resultado, o resultado é ruim. Se analisarmos o outro acho que não, que fizemos uma boa partida. Mas, no futebol manda o resultado”.