Chaiany de Andrade, 25 anos, natural de Goiás, garantiu sua vaga no Big Brother Brasil 26 após uma prova de resistência que a manteve por 120 horas em isolamento no Quarto Branco. A participante, que já havia chamado a atenção do público durante sua participação na Casa de Vidro da região Centro-Oeste, agora integra oficialmente o grupo Pipoca, encerrando uma etapa preliminar desafiadora e dando início à disputa pelo prêmio principal em uma edição dividida em três grupos.
A trajetória de Chaiany é marcada por uma infância e adolescência de muitas privações. Iniciou sua vida laboral ainda muito jovem, aos 10 anos, em trabalhos rurais no Vale do Paranã. A maternidade chegou precocemente, aos 15 anos, forçando-a a abandonar os estudos antes mesmo de concluir o ensino fundamental para se dedicar à filha, Lara. A menina nasceu com hidronefrose renal, e o período de internação hospitalar foi um divisor de águas na vida de Chaiany, que relatou a dificuldade em lidar com a situação e aprender a ser mãe em um ambiente tão complexo. “Quando ela nasceu, não sabia o que estava fazendo da vida. […] Aprendi a ser mãe no hospital. Era um bicho do mato, não sabia conversar, me defender, nem defendê-la”, confessou.
Conflitos familiares e a construção da autoestima
A participante demonstra uma personalidade forte e uma notável ausência de receio quanto à opinião alheia, características forjadas em meio a desentendimentos familiares. Chaiany revelou que seus laços com parte de sua família, incluindo pai e irmãos, são inexistentes, afirmando ironicamente que já se sente “cancelada pela família”. Apesar dessas adversidades, ela construiu uma sólida autoconfiança. “Tenho uma autoestima, né? Porque eu já sofri muito. Hoje aprendi a me amar. Não tem nada nem ninguém que me diga o contrário. […] Hoje em dia eu me amo, do jeito que sou”, declarou. Sobre sua interação social, ela se descreve de forma descontraída: “Acho que a pessoa que não quer ser minha amiga é louca, não tem bom gosto, porque eu sou muito de boa”.
Profissionalmente, Chaiany possui um currículo diversificado, tendo atuado em funções como camareira, cerimonialista, auxiliar de produção, garçonete e chapeira. Antes de entrar no confinamento, estava desempregada. Conhecida como “Pipoca raiz” durante a Casa de Vidro, ela se define como uma pessoa “do povão”, que gosta de socializar e expressar suas opiniões sem rodeios. A busca por estabilidade financeira é o principal motor de sua participação no reality, visando superar a dependência financeira. “Minha maior dor é não ter condição de cuidar da minha filha, depender dos outros”, desabafou.
Um sonho dedicado à filha
A força motriz por trás da participação de Chaiany é o desejo de proporcionar um futuro melhor para sua filha, Lara. Em uma mensagem emocionada gravada antes de entrar no programa, ela expressou sua esperança de transformar a realidade de ambas através das oportunidades que o BBB26 pode oferecer. “A vida nunca foi fácil para mim, mas a mesma vida que me castigou me presenteou com minha querida filha, Lara, que tanto amo! Esse é o nosso sonho, filha! Quero poder te dar o melhor, e de uma forma te agradecer o tanto que você mudou minha vida! É por você!”, escreveu a sister, agora confirmada no elenco oficial do reality.