O nome Helena tornou-se sinônimo de Manoel Carlos na televisão brasileira, representando um arquétipo de mulher forte, resiliente e capaz de sacrifícios em nome do amor. O próprio autor, em entrevista ao Fantástico em 2014, explicou que a escolha do nome remete à mitologia grega e à figura da mulher guerreira, que, embora dedicada à família, não abre mão de sua individualidade, possuindo qualidades como vaidade, justiça na medida certa e até mesmo a capacidade de omitir verdades em prol dos filhos.
Ao longo de sua carreira, o novelista presenteou o público com diversas interpretações memoráveis da personagem Helena, cada uma com suas particularidades e dramas. Relembremos as atrizes que deram vida a essas figuras icônicas:
Lílian Lemmertz foi a pioneira, interpretando Helena em Baila Comigo (1981). Na trama, a personagem enfrentou a dolorosa decisão de abandonar um dos filhos, Quinzinho e João Victor (Tony Ramos), devido à sua condição humilde.
Em Felicidade (1991), Maitê Proença encarnou uma Helena moderna e independente, que, após se mudar para o Rio de Janeiro, engravidou de Álvaro (Tony Ramos), desencadeando conflitos com a noiva dele, Débora (Vivianne Pasmanter).
Regina Duarte marcou presença em três novelas com o papel-título. Em História de Amor (1995), viveu uma mãe solteira em um complexo triângulo amoroso. Posteriormente, em Por Amor (1997), protagonizou um dos momentos mais chocantes da teledramaturgia ao trocar os bebês recém-nascidos com a filha Eduarda (Gabriela Duarte). Em Páginas da Vida (2006), interpretou uma médica que encontrou na adoção de Clara, uma criança com síndrome de Down, um novo sentido para a maternidade, enfrentando preconceitos familiares.
Vera Fischer, em Laços de Família (2000), viveu uma Helena disposta a tudo para salvar a vida da filha Camila (Carolina Dieckmmann), que sofria de leucemia, chegando a engravidar de Pedro (José Mayer) na esperança de ser compatível para o transplante.
Christiane Torloni deu vida a Helena em Mulheres Apaixonadas (2003), uma mulher que, após 15 anos de casamento com Téo (Tony Ramos), decide romper com a rotina para buscar um novo amor e redescobrir seus desejos.
Taís Araújo foi a primeira atriz negra a interpretar uma Helena, em Viver a Vida (2009). Sua personagem era uma top model internacional que, apesar de priorizar a carreira, se envolveu em um intenso romance com Marcos (José Mayer) e também com Bruno (Thiago Lacerda).
Por fim, Julia Lemmertz, filha de Lílian Lemmertz, encerrou o ciclo das Helenas de Manoel Carlos em Em Família (2014). Sua personagem, uma leiloeira de personalidade forte, enfrentou o sofrimento de ver a filha Luiza (Bruna Marquezine) se apaixonar por Laerte (Gabriel Braga Nunes), um amor que remetia a um passado conturbado.