A participação da atriz Solange Couto, 69 anos, no BBB 26 tem sido marcada por uma polêmica declaração. Durante uma discussão com a colega de confinamento Samira, a artista afirmou: “eu nasci do prazer, não nasci do estupro”. A fala, que gerou repercussão e críticas nas redes sociais, ganha um peso ainda maior ao ser contextualizada com uma dolorosa revelação feita por sua filha, Morena Mariah, há cerca de 14 anos.
Em 2016, Morena Mariah, hoje com 35 anos, concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal EXTRA onde relatou ter sido vítima de dois episódios de violência sexual. O primeiro incidente ocorreu quando ela tinha apenas 11 anos, e o segundo foi um estupro cometido pelo namorado da época. Segundo o relato da jovem, um dos abusos sexuais foi perpetrado por um familiar dentro de sua própria residência, enquanto Solange, que na época trabalhava em outro estado, estava ausente.
“Minha mãe trabalhava em outro estado e designou um familiar para tomar conta de mim nos períodos de ausência. Durante esse tempo em que ele ficou responsável por mim, ocorreram os episódios de abuso. Ele morava comigo na minha casa”, detalhou Morena, enfatizando que muitos associam o estupro a encontros com desconhecidos em locais ermos, o que não foi o seu caso.
Na ocasião da entrevista, Solange Couto expressou sua indignação e impotência. Ela afirmou saber a identidade do agressor, mas sentia-se impedida de agir legalmente, pois a filha só compartilhou os abusos anos depois, quando já era maior de idade e não desejava registrar boletim de ocorrência por medo. “Fiquei absurdamente indignada. Isso me revolta de tal maneira, porque eu não posso fazer nada, nem justiça, porque a Morena só veio me contar isso anos depois, quando ela já era maior. Então, não tive o que fazer. Me sinto amarrada, de pés e mãos”, desabafou a atriz.
Em resposta à polêmica gerada dentro do reality show, a equipe de Solange Couto divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira. O comunicado buscou esclarecer o contexto das falas da atriz, alegando que houve interpretações distorcidas. Segundo a equipe, a afirmação “eu nasci do prazer, não nasci do estupro” foi uma referência pessoal à própria origem de Solange, sem qualquer intenção de associar a declaração a Samira. A equipe também sustentou que a frase posterior, sobre pessoas infelizes terem “nascido de uma trepada mal dada”, foi uma especulação feita em tom grosseiro, mas sem menção direta ao estupro ou à colega de confinamento.
A nota oficial enfatiza que, em nenhum momento, Solange Couto acusou Samira de ser fruto de estupro, e que qualquer interpretação nesse sentido configura uma distorção do que foi dito. A equipe reforça que a atriz se referiu à sua própria concepção ao usar a palavra “estupro” e que, ao falar sobre Samira, apenas a qualificou como “infeliz”, especulando sobre a origem dessa infelicidade com uma expressão popular.