A emissora brasileira Globo reafirma sua relevância no cenário audiovisual internacional com quatro indicações na edição latina do prestigiado prêmio Rose d’Or. A cerimônia de 2026, que celebra o melhor da produção televisiva na América Latina, ocorrerá em Miami no dia 20 de janeiro, durante o evento Content Americas. Após o sucesso global de ‘Guerreiros do Sol’, a emissora agora concorre com produções de gêneros variados: a novela ‘Vale Tudo’, o reality ‘Chef de Alto Nível’, o especial musical ‘Novela em Sinfonia’ e o original Globoplay ‘Terceira Metade’.
A nova adaptação de ‘Vale Tudo’, exibida em 2025, disputa o troféu de Melhor Telenovela. A produção, que revisitou o icônico folhetim de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, com texto de Manuela Dias e direção artística de Paulo Silvestrini, trouxe de volta o mistério de “Quem matou Odete Roitman?”. “Essa indicação demonstra a força das boas histórias e das novelas criadas e produzidas pelos Estúdios Globo, capazes de mobilizar milhões de brasileiros a cada ano”, comentou José Luiz Villamarim, Diretor de Gênero Dramaturgia dos Estúdios Globo. O remake explorou temas como caráter e honestidade, com atuações centrais de Taís Araujo e Bella Campos.
No segmento de Reality de Competição, ‘Chef de Alto Nível’ se destacou. O programa, fruto de uma colaboração entre Estúdios Globo e Studio Ramsay Global, LLC, reuniu 24 participantes de todo o Brasil em desafios culinários. Apresentado por Ana Maria Braga e com a mentoria de chefs renomados como Alex Atala, Renata Vanzetto e Jefferon Rueda, o reality buscou celebrar a gastronomia para além da técnica. “Estamos muito honrados com essa indicação ao Rose d’Or Latino. ‘Chef de Alto Nível’ nasceu do desejo de mostrar que a gastronomia é muito mais que técnica. É sobre paixão, história e conexão”, declarou Rodrigo Dourado, diretor do gênero Realities.
O especial ‘Novela em Sinfonia’, concebido para celebrar os 60 anos da Globo e os 85 anos da Orquestra Sinfônica Brasileira, concorre na categoria Entretenimento de Comédia ou Variedades. O programa contou com apresentações de artistas como Alcione, Luísa Sonza, Alexandre Pires e Seu Jorge, sob o comando de Tony Ramos. “É muito importante ver o reconhecimento deste conteúdo que celebrou os 60 anos da TV Globo, numa parceria com a OSB, promovendo grandes encontros musicais que mostram toda a pluralidade da nossa cultura”, afirmou Joana Thimoteo, diretora do Gênero Música dos Estúdios Globo.
Completando as indicações, ‘Terceira Metade’, produção original do Globoplay, disputa na categoria Docu-reality ou Factual. O reality, apresentado por Deborah Secco e produzido pela Boxfish, acompanha a convivência e as dinâmicas de dez casais e solteiros sob a orientação da psicanalista Regina Navarro Lins. Tatiana Costa, diretora de gestão de conteúdo de produtos digitais da Globo, ressaltou a importância da indicação: “A indicação de Terceira Metade no Rose d’Or Latino reforça essa estratégia e celebra nossa aposta em projetos que unem criatividade e proximidade com a audiência, especialmente com os jovens”.
Esta não é a primeira vez que a Globo é reconhecida no Rose d’Or Latinos. Em 2024, a emissora conquistou o troféu com ‘Todas as Flores’, e no ano seguinte, com ‘Perfekta’. A expectativa agora se volta para os resultados da edição de 2026.