O Clube de Regatas do Flamengo confirmou seu favoritismo e assegurou uma vaga na decisão da Copa Intercontinental, o torneio que coroa o campeão mundial de clubes. Em partida realizada neste sábado (13/12) no Estádio Ahmad bin Ali, no Catar, a equipe comandada pelo técnico Filipe Luís superou o Pyramids, do Egito, com um placar de 2 a 0. Com este resultado, o Rubro-Negro agora se prepara para um confronto de peso contra o Paris Saint-Germain na grande final.
Os dois gols que selaram a vitória flamenguista tiveram origem em jogadas aéreas e contaram com a genialidade de Giorgian De Arrascaeta. O meia uruguaio demonstrou precisão em duas cobranças de falta, servindo Léo Pereira e Danilo. Ambos os zagueiros se destacaram, superando a marcação adversária e o experiente goleiro El Shenawy para garantir a vantagem da equipe carioca.
A partida contou com a presença de 8,3 mil espectadores, um público ligeiramente superior ao registrado na semifinal, quando 7,1 mil torcedores testemunharam a vitória do Flamengo sobre o Cruz Azul no mesmo palco. A grande final está agendada para a próxima quarta-feira (17/12), com início às 14h, no horário de Brasília, também no Ahmad bin Ali.
Com três alterações em relação à sua partida de estreia no torneio, o Flamengo demonstrou controle das ações desde os primeiros minutos. Diante de um Pyramids que optou por uma postura mais defensiva, o time brasileiro dominou a posse de bola, chegando a ostentar 85% do controle antes do intervalo, e raramente foi ameaçado.
Apesar do domínio territorial, a construção do placar se deu através de bolas paradas. Aos 23 minutos do primeiro tempo, após sofrer uma falta na lateral esquerda, Cebolinha cedeu a bola para Arrascaeta. O uruguaio cobrou com maestria, encontrando Léo Pereira que se adiantou na pequena área para cabecear com força e inaugurar o marcador.
O Flamengo manteve a intensidade e esteve perto de ampliar ainda antes do apito para o intervalo. Uma finalização de Cebolinha foi bloqueada após um passe de Varela, e Arrascaeta quase marcou um golaço ao driblar três adversários antes de ter seu chute desviado para fora. O Pyramids esboçou uma reação nos minutos finais da etapa inicial, criando três oportunidades claras, a mais perigosa delas nos acréscimos, quando Mayele ficou cara a cara com o goleiro Rossi, que realizou uma defesa espetacular para evitar o empate.
Na segunda etapa, o Flamengo voltou a mostrar sua força. Em nova falta cobrada pela esquerda, desta vez sofrida por Carrascal, Arrascaeta novamente encontrou um companheiro. O cruzamento preciso chegou a Danilo, que se elevou acima da defesa e, com a colaboração de uma falha de El Shenawy, ampliou a vantagem para 2 a 0.
Com a vantagem consolidada, o técnico Filipe Luís optou por administrar o resultado e promoveu alterações. Pedro, que estava afastado dos gramados há quase dois meses devido a uma lesão muscular na coxa, retornou e entrou nos minutos finais, tendo inclusive uma chance de marcar o terceiro gol. Ayrton Lucas, De la Cruz, Luiz Araújo e Bruno Henrique também foram acionados na reta final da partida.
Agora, o foco do Flamengo se volta para a decisão do Mundial de Clubes contra o Paris Saint-Germain, que acontecerá na quarta-feira (17/12), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Ahmad bin Ali.