A modelo e influenciadora Mariana Goldfarb se uniu ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) em uma campanha de conscientização contra a violência de gênero. Em um vídeo divulgado pela instituição, a ex-esposa do ator Cauã Reymond compartilhou detalhes de um relacionamento abusivo que vivenciou, revelando que teme pela própria vida caso não tivesse conseguido se desvencilhar da situação.
“Não é amor. E acho que nunca foi amor”, desabafou Mariana, sem especificar nomes. Ela relatou a sensação de perigo iminente, afirmando ter saído da relação quando lhe restava apenas 5% de sua energia vital. “Ou usava aqueles 5% naquele momento, ou ali eu ia morrer”, declarou.
A influenciadora detalhou como a violência psicológica, muitas vezes imperceptível, deixou marcas profundas em seu corpo e mente. “Consigo, sim, ver a violência psicológica se transformando no meu corpo em formas de queda de cabelo, olho tremendo, falta de apetite, doença como a anorexia”, explicou. Ela descreveu o “tratamento de silêncio” como uma tortura psicológica insuportável, voltada para desestabilizar e controlar a vítima.
Goldfarb descreveu a dinâmica de poder e dominação presente nesses relacionamentos, onde a vítima vive em constante alerta. “Era sempre uma coisa muito extenuante fazer de tudo para que terminasse bem, e não vai terminar bem”, disse. Para lidar com a dor, ela admitiu ter buscado refúgios, incluindo o consumo excessivo de álcool.
O afastamento de amigos e familiares, que tentavam alertá-la sobre as agressões, tornou-a mais vulnerável. “Não é simples você sair, existe uma coisa de dependência”, pontuou. Ela ressaltou como esse tipo de relação mina a identidade da vítima, fazendo-a duvidar de suas próprias capacidades e percepções.
No início do ano, Mariana já havia sido criticada por abordar o tema em suas redes sociais. No entanto, ela reafirmou seu compromisso em continuar falando sobre o assunto, sem citar nomes, mas demonstrando apoio a outras mulheres. Em suas redes, ela compartilhou relatos de seguidoras que a inspiraram a sair de relacionamentos abusivos.
“Eu escuto vocês”, escreveu a modelo, mostrando mensagens de mulheres que encontraram força em suas palavras. Uma seguidora relatou ter percebido os comportamentos abusivos do ex-companheiro graças às postagens de Mariana. Outra, que viveu 18 anos em uma relação assim, pediu que a influenciadora não parasse de falar sobre o tema.
Recentemente, em um vídeo no Instagram, Mariana rebateu seguidores que a aconselhavam a “seguir em frente” e a não falar mais sobre o assunto, sob o argumento de que isso prejudicaria suas chances de formar uma família. “Quantas vezes fiquei desesperada ao ouvir isso porque formar uma família está entre os meus desejos mais profundos”, desabafou. Ela enfatizou a solidão enfrentada por quem passa por essas experiências e a dificuldade em superar e se perdoar por ter permanecido tanto tempo em uma situação de abuso.