A Rede Globo consolida sua projeção internacional ao emplacar quatro produções entre as finalistas da edição 2026 do Rose d’Or Latinos, um dos mais prestigiados prêmios do setor audiovisual global. Após o reconhecimento internacional de “Guerreiros do Sol”, a emissora brasileira celebra a nomeação de “Vale Tudo”, “Chef de Alto Nível”, “Novela em Sinfonia” e do título original do Globoplay, “Terceira Metade”. A cerimônia de premiação ocorrerá em Miami, no dia 20 de janeiro, como parte do evento Content Americas.
A nova adaptação da icônica novela “Vale Tudo”, transmitida entre março e outubro de 2025, concorre na categoria de Melhor Telenovela. A produção, que revisitou o clássico de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères com texto de Manuela Dias e direção artística de Paulo Silvestrini, disputa o prêmio com obras de Portugal, Espanha, Colômbia e outra produção brasileira. “Esta indicação demonstra a força das boas histórias e das novelas criadas e produzidas pelos Estúdios Globo, capazes de mobilizar milhões de brasileiros anualmente”, destacou José Luiz Villamarim, Diretor de Gênero Dramaturgia dos Estúdios Globo. A trama, focada na complexa relação entre Raquel (Taís Araújo) e Maria de Fátima (Bella Campos), reacendeu discussões sobre ética e moralidade, além de trazer de volta o mistério que marcou a original: “Quem matou Odete Roitman?” (interpretada por Débora Bloch).
Na seara dos realities de competição, “Chef de Alto Nível”, exibido na Globo e no GNT entre julho e agosto de 2025, também figura entre os destaques. A coprodução dos Estúdios Globo com a Studio Ramsay Global, LLC, reuniu 24 participantes de todo o país, incluindo chefs renomados, cozinheiros amadores e personalidades da internet. O programa contou com a apresentação de Ana Maria Braga e a mentoria de chefs como Alex Atala, Renata Vanzetto e Jefferson Rueda. “Estamos profundamente honrados com esta indicação ao Rose d’Or Latino. ‘Chef de Alto Nível’ nasceu do desejo de mostrar que a gastronomia transcende a técnica, sendo também sobre paixão, história e conexão”, afirmou Rodrigo Dourado, diretor do gênero Realities. A produção teve ainda assinatura de Rodrigo Tapias e Taluana Grieco, com direção geral de Carlo Milani.
O especial “Novela em Sinfonia”, concebido para celebrar os 60 anos da TV Globo e os 85 anos da Orquestra Sinfônica Brasileira, integra a lista de finalistas na categoria Entretenimento de Comédia ou Variedades. Apresentado por Tony Ramos e com participações de artistas como Alcione, Luísa Sonza, Alexandre Pires, Seu Jorge e Xande de Pilares, o programa é um marco na celebração cultural. “É muito gratificante ver o reconhecimento deste conteúdo que celebrou os 60 anos da TV Globo, em parceria com a OSB, promovendo encontros musicais que evidenciam a pluralidade da nossa cultura”, comentou Joana Thimoteo, diretora do Gênero Música dos Estúdios Globo. A direção artística foi de Luiz Henrique Rios, direção geral de Fellipe Ayala e produção de Fabricio Peralva e Valesca Campos.
Completando a participação brasileira, “Terceira Metade”, uma produção original do Globoplay, foi indicado na categoria Docu-reality ou Factual. O reality, apresentado por Deborah Secco e produzido pela Boxfish, acompanhou dez episódios de convivência entre quatro casais e solteiros, sob a mediação da psicanalista Regina Navarro Lins. Tatiana Costa, diretora de gestão de conteúdo de produtos digitais da Globo, ressaltou: “A indicação de ‘Terceira Metade’ no Rose d’Or Latino reforça nossa estratégia e celebra nossa aposta em projetos que combinam criatividade e proximidade com o público, especialmente com os jovens.”
A estreia do Rose d’Or Latinos em 2024 rendeu à Globo o troféu com “Todas as Flores”, seguido por “Perfekta” no ano seguinte. Agora, as atenções se voltam para os resultados de 2026.