A recente contratação do atacante colombiano Néiser Villarreal pelo Cruzeiro, oficializada na última segunda-feira (2 de dezembro), pode representar um indicativo de mudanças no elenco para a temporada de 2026. O jovem de 20 anos, vindo do Millonarios, chega com um projeto de desenvolvimento a longo prazo e já se junta ao grupo para adaptação, embora só possa atuar no ano que vem. A chegada de Villarreal intensifica a discussão sobre o futuro de Gabriel Barbosa, o Gabigol, no clube mineiro.
Durante sua apresentação, Villarreal expressou entusiasmo com a oportunidade no Cruzeiro, destacando o projeto apresentado pela diretoria. Ele mencionou ter conversado com o ex-jogador Aristizábal, que lhe transmitiu boas impressões sobre o clube e sua torcida. “O que me chamou a atenção no Cruzeiro foi o projeto que me apresentaram. Foi um projeto que gostei muito de analisar. Por isso, vim ao Cruzeiro. Tive a oportunidade de falar um pouco com Aristizábal e ele me comentou um pouco sobre o clube, sobre sua torcida, que era muito boa. E agora, estou aqui para ajudar”, declarou o atacante.
O comentarista Zé Elias, em sua análise, sugere que a aposta em um atleta jovem com grande potencial de valorização pode impactar a situação de jogadores já estabelecidos. Segundo ele, a diretoria celeste, sob a gestão de Pedrinho BH, busca atletas que se encaixem nos planos do técnico Leonardo Jardim e que possam agregar valor à equipe. “Quando você contrata um jogador com 20 anos, com uma projeção lá na frente, você vai colocar para jogar, para se adaptar o mais rápido possível, porque ele deve se encaixar com a mentalidade e aquilo que o treinador pede. E a valorização vem. Agora, precisa ver quem vai sair”, ponderou Zé Elias.
O comentarista questiona a adaptação e o aproveitamento de Gabigol sob o comando de Leonardo Jardim. “O Gabigol se encaixou naquilo que o Leonardo Jardim pensa sobre futebol? Nesse quase um ano que o Leonardo Jardim está aqui, ele jogou quantas vezes? Quantas partidas? Qual foi a qualidade do jogo do Gabigol? Uma coisa é você jogar, uma coisa é você ter números”, argumentou. Zé Elias ainda ressaltou que Gabigol, em diversas ocasiões, sequer foi relacionado para as partidas, mesmo com a possibilidade de cinco substituições. “O Gabigol não jogou com o Leonardo Jardim. Em muitas partidas, Gabigol ficou de fora mesmo sendo feitas cinco substituições. Então, não sei”, completou, antes de afirmar: “Onde tem fumaça, tem fogo. Não estou dizendo se o Gabigol vai sair ou não. Estou colocando situações aqui porque é uma situação real.”
Apesar das especulações, o dono da SAF do Cruzeiro, Pedrinho BH, manifestou satisfação com Gabigol, cujo contrato se estende até 2028. “Com relação ao Gabriel, ele tem contrato com a gente até 2028, parece. A gente está tranquilo com ele. Ele é um rapaz bacana, quer jogar, e às vezes tem jogado pouco. Vai depender do Gabriel. Mas nós, Cruzeiro, estamos bem com ele, felizes, satisfeito com ele. Que ele fique por muito, muito tempo com a gente”, afirmou Pedrinho BH em declarações recentes.