A ficção, mais uma vez, espelha a vida real e celebra o amor em sua forma mais pura. Em Três Graças, a audiência acompanha a jornada de Viviane (Gabriela Loran) e Leonardo (Pedro Novaes), cujo romance se aprofunda com a expectativa da primeira noite de amor. A trama aborda as barreiras do preconceito enfrentadas pela personagem trans, Viviane, e a superação de Leonardo, que, após um momento de hesitação, decide seguir o coração e assumir a relação.
Fora das telas, histórias semelhantes ecoam, demonstrando a força e a beleza de relacionamentos que transcendem rótulos. Personalidades como Roberta Close, as atrizes Gabriela Medeiros (atualmente em Renascer) e Carol Marra, além da modelo Thalita Zampirolli, vivem relacionamentos sólidos com homens cisgêneros, provando que o amor verdadeiro não conhece barreiras de gênero.
A própria Gabriela Loran, intérprete de Viviane, compartilhou recentemente o fim de seu relacionamento com o artista circense Ipojucan Ícaro. O casal, que morou junto no Rio de Janeiro, teve sua relação documentada nas redes sociais. Este foi o segundo namoro sério da atriz de 32 anos, que anteriormente foi casada com o homem que a acompanhou em sua cirurgia de redesignação sexual na Tailândia. Em 2019, Loran já falava sobre a importância de acreditar no amor e em encontrar alguém que a compreendesse integralmente: “Eu sou a prova viva disso. Acredite no amor”, declarou em seu canal no YouTube.
Um dos casos mais emblemáticos no Brasil é o de Roberta Close. Há 32 anos casada com o empresário suíço Roland Granacher, a icônica modelo transexual dos anos 80 construiu uma vida a dois em Zurique. O casal se conheceu na Europa e, apesar das dificuldades iniciais de comunicação, a paixão prevaleceu. Roland descobriu a identidade de Roberta como mulher trans um ano após o início do namoro, e, após um breve período de separação, o amor falou mais alto. A mudança para a Suíça representou para Roberta a busca por dignidade, respeito e o reconhecimento legal de sua identidade, algo que o Brasil da época não oferecia plenamente.
Thalita Zampirolli, que ganhou notoriedade em 2013 por um affair com Romário, vive hoje um relacionamento estável com o cirurgião plástico americano Ryan. Para Thalita, a relação sempre foi pautada pela naturalidade e transparência. “Desde o início, tudo aconteceu de forma muito natural. O primeiro contato partiu dele e, já naquele momento, ele sabia que eu sou uma mulher trans. Nunca houve segredos, receios ou necessidade de explicações além da verdade”, relatou. Ryan, segundo ela, não vê sua identidade como um rótulo, mas como um detalhe de sua história, tratando-a sempre com respeito e admiração.
Gabriela Medeiros, a Buba de Renascer, revelou em novembro seu namoro com Eduardo, estudante de Ciências Sociais. Este é o primeiro relacionamento sério da atriz transexual de 24 anos. Em suas redes sociais, Medeiros expressou a alegria de se permitir ser amada e acolhida, descrevendo o amor como genuíno e transbordante. Eduardo, por sua vez, declarou-se totalmente realizado ao lado dela, afirmando que ela o completa.
A atriz Carol Marra, conhecida por seu papel em Dona de Mim, vive um romance há nove anos com seu noivo, Tarik Migliorini, empresário do mercado financeiro. O relacionamento começou sem que Tarik soubesse da história de Carol como mulher trans. “Ele é um homem hétero que não sabia nada da minha história, mas que foi homem suficiente para me assumir e me apresentar para todo mundo”, contou Carol em entrevista recente. O casal, noivo desde 2022, compartilha uma relação baseada na confiança, respeito e admiração mútua. Carol, que sonha com a maternidade, buscou alternativas para realizar esse desejo, mas o processo não avançou.
O ator Tarso Brant, que ganhou destaque em A Força do Querer, vive seu primeiro relacionamento com um homem, o empreendedor Nildo Nóvoa. Conheceram-se pelas redes sociais e o relacionamento floresceu sem receios ou critérios sociais, baseado em amor, reciprocidade e respeito. “Ele, sendo um homem cis, e eu, um homem trans, nos enxergamos, acima de tudo como seres humanos”, afirmou Tarso. O ator também abordou os questionamentos que ainda enfrenta devido a associações de gênero e orientação sexual, ressaltando a necessidade de a sociedade evoluir na compreensão da liberdade individual e do amor, para além das classificações rígidas.