Um registro fotográfico de Suzane von Richthofen em uma praia de São Paulo gerou forte repercussão nas redes sociais na última quinta-feira (18/12). A ex-detenta, condenada pelo assassinato dos pais em 2002, foi fotografada em um bairro de alto padrão, conhecido por sua extensa faixa de areia e águas tranquilas.
A imagem, capturada na Riviera de São Lourenço e divulgada pela página ‘Crimes do Brasil – Tremembé’ no Instagram, mostra Suzane próxima a um carrinho de milho. A publicação desencadeou uma onda de comentários de internautas, muitos expressando indignação e questionando sua liberdade.
“Ela na praia curtindo com a nova família e o Andreas [irmão] em um sítio praticamente abandonado, sem energia, com roupas velhas… Andreas está enterrado vivo, não tem vida”, comentou um usuário. Outro lamentou: “Ela na praia e o irmão em um luto eterno. 😢”. Houve também quem questionasse o processo de ressocialização: “Eu entendo que o propósito é a ressocialização. Mas como confiar em alguém que matou os pais”. Outra opinião foi direta: “Devia estar vendo o sol nascer quadrado ainda”.
Faturamento impulsionado por série
Paralelamente à repercussão de sua imagem, nomes de ex-detentos de Tremembé, incluindo Suzane von Richthofen, voltaram a ganhar destaque com o lançamento da série “Tremembé” no Prime Video. Aproveitando o interesse gerado pela produção, Suzane reativou sua loja virtual de produtos artesanais nas redes sociais nesta semana.
No perfil “Su Entre Linhas”, Suzane comercializa itens como chinelos e bolsas feitos à mão. A loja, criada em 2023 quando ela passou a cumprir regime aberto, estava inativa desde dezembro de 2024. A reativação ocorreu há três dias, com novas postagens de produtos. Os chinelos personalizados são vendidos por valores entre R$ 140 e R$ 150, sem contar o frete.
Os comentários nas novas publicações da loja dividem opiniões: enquanto alguns internautas demonstram apoio, outros fazem piadas. “Não deixe ninguém impedir você de ir atrás do que quer!”, escreveu Ingryd Moreira. Joana Rolim brincou: “Se deixar o chinelo virado a mãe morre?”. Erica Machado comentou: “Lindas, só o que mata e o preço”.
Novas trajetórias após o cumprimento da pena
Suzane von Richthofen não é a única ex-detenta envolvida no caso de Manfred e Marísia Von Richthofen a buscar uma nova vida. Daniel Cravinhos, ex-namorado de Suzane e cúmplice no crime, cumpre pena em regime aberto desde 2018. Atualmente, ele utiliza o nome Daniel Silva e trabalha com customização de motocicletas, mantendo um perfil profissional no Instagram com mais de 82 mil seguidores.
Daniel e sua esposa, a biomédica Carolina Andrade, compartilham rotinas e detalhes de sua vida nas redes sociais, incluindo menções ao período em que Daniel esteve detido em Tremembé.