O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva é um dos nomes mais queridos e odiados do Brasil.
Impedido de se candidatar ao cargo de presidente da república pela terceira vez por ter sido condenado a 12 anos de prisão, o petista teve um habeas corpus concedido no domingo (8).
Contudo, houve um verdadeiro estardalhaço causado por esta concessão do habeas corpus. O desembargador que liberou o ex-presidente não teve sua ordem cumprida, já que ele era o plantonista no TRF-4.
Por estar concedendo liberdade a um condenado pelo colegiado, muita gente questionou se ele teria competência para tal ato.
O primeiro a falar sobre o assunto foi Sério Moro, o juiz responsável pela condenação de Lula, que afirmou que o ex-presidente não seria solto. Tudo isso nas primeiras horas do dia.
Acontece, que no decorrer do domingo, outras duas ordens de soltura foram expedidas pelo desembargador Rogério Fraveto, mas não foram cumpridas, por um imbróglio envolvendo instâncias jurídicas e a Polícia Federal.
Somente por volta de oito da noite o presidente do TRF-4, Thompson Flores, negou a concessão e de fato manteve Lula preso.
Repercussão imediata sobre Lula na TV e na internet
As redes sociais mantiveram durante todo o dia o destaque sobre a possível soltura de Lula. No Twitter, o nome dos envolvidos nas notícias (Lula, Fraveto e Moro) permaneceram por todo o dia entre os assuntos mais comentados.
Na televisão, grande parte das emissoras deram destaque ao assunto. A apresentadora Poliana Abritta, do Fantástico entrou no ar por volta de 13h para noticiar o que estava sendo apurado em relação ao habeas corpus de Lula.
Na Band, o “Agora é Domingo”, apresentado por Joel Datena também tratou do assunto e, inclusive, conseguiu um resultado melhor no Ibope.
A cobertura jornalística foi intensa na Globo News, onde o jornal “Edição das Oito” acabou sendo exibido até as 14h, pois o canal precisou permanecer em direto, para não perder nenhuma informação do caso. A Globo entrou em plantão uma vez e a RedeTV! exibiu um plantão de 15 minutos em forma de boletim.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado