O talento brasileiro Wagner Moura figura entre os indicados ao prestigiado Globo de Ouro 2026, concorrendo ao prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama por sua atuação em “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho. O artista nacional terá pela frente um seleto grupo de estrelas de Hollywood, composto por Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White. Conheça o perfil de cada um dos seus adversários na disputa:
Joel Edgerton
Nascido na Austrália em 1974, Joel Edgerton consolidou sua carreira como ator e cineasta, destacando-se por performances marcantes em dramas e filmes de ação. Sua filmografia inclui participações em franquias de sucesso como “Star Wars”, onde interpretou Owen Lars nos episódios II e III, além de trabalhos notáveis em “A Hora Mais Escura” (2012), “O Grande Gatsby” (2013), “Atração Perigosa” (2015) e “Loving” (2016). Em “Train Dreams”, Edgerton dá vida a um trabalhador rural em meio a desafios no Noroeste Pacífico do início do século XX, explorando temas de resiliência e sobrevivência em um período de significativas transformações sociais.
Oscar Isaac
Guatemalteco de nascimento, Oscar Isaac, 47 anos, naturalizou-se americano e construiu uma carreira versátil, transitando por musicais, ficção científica e dramas independentes. Vencedor do Globo de Ouro por sua atuação em “Show Me a Hero” (2015), Isaac também brilhou em produções como “Inside Llewyn Davis” (2013), “Ex Machina” (2014) e como Poe Dameron na nova saga “Star Wars”. Sua filmografia ainda conta com “Aniquilação” (2018) e a série “Cavaleiro da Lua”. No filme que o credenciou ao prêmio, Isaac assume o papel do Barão Victor Frankenstein, um cientista obcecado pela criação de vida artificial, em uma releitura contemporânea do clássico gótico.
Dwayne Johnson
Dwayne Johnson, nascido em 1972 na Califórnia, iniciou sua trajetória como estrela do wrestling profissional na WWE antes de se tornar um dos atores mais requisitados de Hollywood. Reconhecido por seus papéis em filmes de ação e comédias familiares, Johnson estrelou “A Múmia Retorna” (2001), “O Escorpião Rei” (2002), “Velozes e Furiosos 5” (2011) e a franquia “Jumanji” (2017-2019). Em “The Smashing Machine”, ele interpreta o lutador de MMA Mark Kerr, abordando sua ascensão meteórica e conflitos pessoais intensos, mergulhando nos bastidores das artes marciais mistas e nas pressões emocionais enfrentadas por atletas de elite.
Michael B. Jordan
Michael B. Jordan, nascido em Santa Ana, Califórnia, em 1987, ganhou notoriedade com séries como “The Wire” e “Friday Night Lights”. Ganhou destaque em “Fruitvale Station” (2013), que lhe rendeu diversas indicações, e protagonizou a franquia “Creed” (2015-2023), além de interpretar o vilão Killmonger em “Pantera Negra” (2018). Na produção que o coloca na disputa do Globo de Ouro, “Pecadores”, Jordan interpreta gêmeos veteranos de guerra que combatem vampiros no sul dos Estados Unidos em 1932, mesclando elementos de horror, drama histórico e crítica social.
Jeremy Allen White
Jeremy Allen White, nascido em Nova York em 1991, alcançou fama mundial com a série “Shameless” (2011-2021), participando de 134 episódios. Ele acumula múltiplos prêmios Emmy e Globos de Ouro por seu trabalho na aclamada série “The Bear” (2022-atual). Sua carreira também inclui os filmes “A Garra de Ferro” (2023) e “Fingernails” (2023). No projeto que o concorre ao prêmio, “Springsteen: Deliver Me From Nowhere”, White dá vida a Bruce Springsteen durante o processo de criação do icônico álbum “Nebraska” (1982), tendo se dedicado ao aprendizado de violão e técnicas vocais para capturar a essência do lendário músico americano.