Connect with us

Notícias

Adriana Araújo denuncia ‘chacina diária’ de feminicídios no Brasil e clama por resposta estatal

Published

on

A apresentadora Adriana Araújo utilizou o espaço no Jornal da Bande para expressar sua indignação diante da persistente onda de violência contra mulheres no país, qualificando a situação como uma “chacina de feminicídios”. A jornalista ressaltou a gravidade do problema, citando estatísticas alarmantes e casos emblemáticos que ilustram a brutalidade e as consequências devastadoras para as vítimas.

Em suas palavras, “monstros homicidas matam ou tentam matar mulheres todos os dias. São 15 por dia. Quatro dessas mulheres vão morrer”, enquanto outras, embora escapem com vida, “por um triz”, sofrem traumas “destroçadas, com uma dor tão profunda que nada apaga”.

A reflexão de Araújo foi motivada pela reportagem sobre os casos de Tainara Souza Santos, 31 anos, que teve as pernas amputadas após ser atropelada e arrastada por seu ex-companheiro em São Paulo, e Evelin de Souza Saraiva, 38 anos, que sobreviveu a uma tentativa de homicídio perpetrada pelo ex-parceiro enquanto trabalhava. Estes exemplos chocantes serviram de gatilho para a apresentadora questionar a inércia e a falta de ações efetivas: “Quantos horrores mais nós teremos que noticiar para que isso acabe? Que palavra falta eu dizer? Que apelo falta às mulheres fazerem para que a polícia, a justiça, para que o país acorde e dê um basta nessa chacina?”

São Paulo em alerta: feminicídios batem recorde em 2025

No cenário paulistano, os primeiros dez meses de 2025 registraram 53 feminicídios, o número anual mais elevado desde 2018. No estado, o total acumulado atingiu 207 casos, representando um acréscimo de 8% em relação aos 191 registrados no ano anterior. Em resposta, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP) assegura que o combate à violência contra a mulher é uma prioridade, destacando iniciativas como a “Cabine Lilás”, que já prestou cerca de 14 mil atendimentos, e a expansão das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), incluindo a implementação de salas de plantão 24h e atendimentos via videoconferência com delegadas.

Advertisement

Panorama Nacional: mais de 1.400 mortes em 2024

De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil contabilizou 11.650 feminicídios entre 2015 e 2024. Em 2023, o país registrou 1.438 casos, número que ascendeu para 1.450 em 2024. Esses dados englobam os homicídios tipificados pela Lei Maria da Penha, que abrange crimes motivados por violência doméstica, familiar ou discriminação de gênero, com penalidades que variam de 12 a 30 anos de prisão.

Somando-se aos feminicídios, as 29.659 ocorrências de homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte de mulheres no mesmo período elevam o total de mortes violentas de mulheres entre 2015 e 2024 para 41.309. Apesar do ligeiro aumento em 2024, o panorama nacional aponta para uma redução de 5,07% na violência letal contra mulheres em comparação aos anos anteriores.

A impunidade como combustível da violência

Adriana Araújo também lançou um alerta sobre a percepção de impunidade que, segundo ela, encoraja os agressores. “Para muitos agressores, uma mulher morta ou uma mulher mutilada é um prêmio”, declarou. A apresentadora criticou a falta de punições severas e a ausência de um sistema judicial que aplique a devida responsabilização: “Enquanto não existir uma Tremembé para feminicidas, enquanto eles não apodrecerem atrás das grades, eles são os vitoriosos e todas nós estamos condenadas, porque a dor de uma mulher mutilada dói em todas nós”, concluiu.

Adriana Araújo denuncia 'chacina diária' de feminicídios no Brasil e clama por resposta estatal

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Globo redefine escalação e Renata Silveira vai cobrir a Copa do Mundo presencialmente

Published

on

A Rede Globo anunciou nesta sexta-feira (22) mudanças significativas em sua equipe de narradores para a cobertura da Copa do Mundo. Em comunicado oficial, a emissora confirmou que Renata Silveira, que retorna de licença-maternidade em maio, integrará a equipe que viajará para o exterior para transmitir jogos presencialmente.

Inicialmente previsto para atuar no Brasil, Silveira agora dividirá com Gustavo Villani a responsabilidade de narrar partidas da fase de grupos pela TV aberta. A decisão surge em meio a uma reestruturação do time de narradores, motivada pelo afastamento de Luis Roberto, que enfrenta um tratamento contra neoplasia na região cervical.

Everaldo Marques foi escalado como o narrador principal da TV Globo para os jogos da Seleção Brasileira no torneio. Paulo Andrade, por sua vez, iniciará a cobertura da fase de grupos narrando do Brasil, com transmissões tanto pela TV Globo quanto pelo Sportv. A partir das oitavas de final, Andrade se deslocará para os Estados Unidos para cobrir os confrontos decisivos in loco para o Sportv.

Durante a permanência de Andrade no Brasil, Dandan Pereira será enviado para comandar as transmissões da primeira fase no Sportv, ao lado de Luiz Carlos Jr. Este último será o responsável por narrar a partida de abertura no canal pago, além de cobrir todos os jogos da Seleção Brasileira.

Advertisement

A Copa do Mundo terá início em 11 de junho, com o duelo entre México e África do Sul, às 16h (de Brasília). A transmissão na TV Globo ficará a cargo de Gustavo Villani, enquanto Luiz Carlos Jr. narrará no Sportv. A emissora estará no histórico Estádio Azteca, na Cidade do México, local emblemático para o futebol brasileiro, palco do tricampeonato em 1970.

A estreia da Seleção Brasileira está marcada para 13 de junho, contra Marrocos, às 19h (de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A cobertura completa do torneio será realizada de forma integrada pela Globo, abrangendo a TV Globo, o Sportv, o Ge TV, o ge.globo e o Globoplay. A grande final está agendada para 19 de julho, no mesmo estádio que receberá a estreia da equipe brasileira.

Globo redefine escalação e Renata Silveira vai cobrir a Copa do Mundo presencialmente

Continue Reading

Notícias

Ana Paula Renault defende irmã e reage à polêmica sobre morte do pai: “Fiscais de luto”

Published

on

“`json
{
“titulo”: “Ana Paula Renault Defende a Irmã de Críticas Pós-Luto e Critica ‘Fiscais de Dor’”,
“conteudo”: “

A ex-participante de reality show Ana Paula Renault manifestou apoio público à sua irmã, Cida Renault, que se tornou alvo de comentários negativos nas redes sociais. As críticas surgiram após Cida ser vista aproveitando um dia em uma praia no Rio de Janeiro, pouco tempo após o falecimento de seu pai, Gerardo, aos 96 anos.

Renault, conhecida por sua participação em realities, utilizou uma plataforma online para expressar seu descontentamento com o que chamou de \”fiscais de luto\”. Em uma interação em uma página do Instagram, ela questionou a autoridade de tais críticos, comentando: \”O nome disso é consciência tranquila, né não, Cida Renault? Fiscal de luto tem carteira de trabalho assinada? Só para saber se está recolhendo imposto direitinho\”. A declaração reforça a posição de que a família Renault se sente em paz com a forma como lidou com o momento de perda.

Cida Renault, por sua vez, gravou um vídeo direcionado aos seus seguidores, mostrando-se em uma praia carioca e abordando diretamente as críticas. Ela rebateu as acusações de que estaria \”curtindo muito\” o luto, aparecendo em seu vídeo com uma bebida. \”Para os haters de plantão, se estão esperando que aqui vai ter ‘chororô’ e lavação de roupa suja, aqui não é esse canal. Dito isto, faz o print\”, declarou Cida, demonstrando firmeza em sua atitude.

Advertisement

Em outra publicação, Cida Renault reagiu com bom humor à defesa feita por Ana Paula, compartilhando a declaração da irmã e acrescentando: \”Adoramos o caos \[risos]. Se cobrir vira circo\”, em referência à repercussão do caso e à maneira como a família lida com a exposição pública em momentos delicados.


}
“`

Ana Paula Renault defende irmã e reage à polêmica sobre morte do pai: “Fiscais de luto”

Continue Reading

Notícias

Ana Paula Renault defende irmã de críticas sobre luto e questiona ‘fiscais’ da dor

Published

on

A ex-BBB Ana Paula Renault se manifestou em defesa de sua irmã, Cida Renault, que tem sido alvo de comentários negativos nas redes sociais. As críticas surgiram após Cida ser vista em uma praia no Rio de Janeiro, desfrutando de momentos de lazer, poucos dias após o falecimento de seu pai, Gerardo, aos 96 anos. A campeã do reality show criticou aqueles que ela chama de “fiscais de luto”, afirmando que seus familiares estão em paz com a forma como lidaram com a perda do patriarca.

Em sua conta pessoal, Ana Paula Renault comentou em uma publicação: “O nome disso é consciência tranquila, né não, Cida Renault? Fiscal de luto tem carteira de trabalho assinada? Só para saber se está recolhendo imposto direitinho”, questionou a jornalista, em tom irônico.

Cida Renault, por sua vez, também abordou as críticas em suas redes sociais, gravando um vídeo diretamente de uma praia carioca. Ela rebateu as acusações de estar “curtindo muito” o momento, mesmo após a morte do pai, que ocorreu apenas dois dias antes da final do “BBB26”.

“Eu estou nos sites de fofoca, falando que eu estou curtindo muito. Vocês acreditam? Só porque estou tomando meus bons drinks. Para os haters de plantão, se estão esperando que aqui vai ter ‘chororô’ e lavação de roupa suja, aqui não é esse canal. Dito isto, faz o print”, declarou Cida, visivelmente contrariada, mas com uma bebida na mão.

Advertisement

Em outra postagem, Cida Renault compartilhou a defesa feita por sua irmã, Ana Paula, e demonstrou bom humor diante da polêmica: “Adoramos o caos [risos]. Se cobrir vira circo”, escreveu na legenda, indicando que a família não se abala com as críticas.

Ana Paula Renault defende irmã de críticas sobre luto e questiona 'fiscais' da dor

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Copyright © 2026 TVeMais