Connect with us

Destaque

Federação Nacional dos Jornalistas se pronuncia sobre substituição do SBT Brasil por reprise do Triturando

Published

on

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) se pronunciou na manhã desta segundam 25, sobre a decisão de Silvio Santos, de no último sábado, 23 substituir a edição do “SBT Brasil” pela reprise do “Triturando”. Segundo informações de bastidores, os jornalistas do SBT foram pegos de surpresa com a decisão do dono do Baú. Muitos, que já tinham pautas preparadas para o jornal, foram dispensados do plantão.
Circula nos bastidores a informação que o motivo do cancelamento da edição teria viés político. Segundo fontes desta publicação, Silvio não teria ficado contente com notícias relacionadas ao governo Bolsonaro, vetando a repercussão referente à divulgação do vídeo da reunião ministerial, foco nos telejornais de outras emissoras.

Na nota emitida pela Fenaj, a federação caracteriza a não exibição do “SBT Brasil” como censura.

No Instagram, o trecho da nota traz ainda uma foto do Presidente da República Jair Bolsonaro ao lado de Silvio Santos (em preto e branco).

View this post on Instagram

Advertisement

A post shared by FENAJ (@fenajoficial)

Confira a nota na íntegra:

“Nota pública: censura no SBT é violação grave do direito à comunicação

Apesar de ser um grupo privado, o SBT opera um canal de televisão que é uma concessão pública e, portanto, está sujeito ao cumprimento de obrigações legais muito claras.

Advertisement

A informação de que o principal telejornal do SBT, o SBT Brasil, teve sua exibição vetada na edição deste sábado (23), é extremamente grave. De acordo com informações do jornalista Maurício Stycer, colunista do portal UOL, também confirmada por outras fontes, a ordem para cancelar a exibição noticiário teria partido do dono do SBT, o empresário Silvio Santos, após reclamações do governo federal sobre a cobertura que o jornalismo da emissora vinha fazendo da repercussão do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, reunião esta que evidenciou a tentativa do presidente Jair Bolsonaro de intervir nos órgãos de segurança, em especial na Polícia Federal (PF), para atender seus interesses privados.

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que, apesar de ser um grupo privado, o SBT opera um canal de televisão que é uma concessão pública e, portanto, está sujeito ao cumprimento de obrigações legais muito claras, como assegurar suas finalidades educativas, informativas e culturais. A liberdade de radiodifusão, definida em lei, jamais pode ser abusiva nem tampouco privilegiar interesses políticos-partidários. Ao determinar a censura de um material informativo que poderia desagradar ao presidente da República, o SBT pode ter incorrido na violação, por exemplo, de dispositivos contidos no Decreto 52.795/63: “Art. 62. A liberdade da radiodifusão não exclui a punição dos que praticarem abusos no seu exercício” e “Art. 63. Nenhuma autoridade poderá impedir ou embaraçar a liberdade da radiodifusão, fora dos casos autorizados por lei”.
O ocorrido na noite deste sábado nos remete aos mais sombrios dias da ditadura militar instaurada no país com o golpe de 1964, quando a censura do Estado fazia parte da rotina das redações. A edição do SBT Brasil foi cancelada e substituída, sem qualquer esclarecimento ao público, por um programa de variedades e tudo se deu possivelmente a partir de um simples telefonema, ressuscitando uma das mais odiosas práticas do período em relação à imprensa.
Na avaliação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), o veto à exibição do SBT Brasil foi claramente uma censura às informações sobre o vídeo da reunião ministerial onde o presidente Jair Bolsonaro e seus ministros proporcionam um vergonhoso espetáculo de autoritarismo, insensibilidade social e ignorância, proferido em uma linguagem de nível tão baixo que chega a ser constrangedora reproduzi-la. No vídeo, pudemos conhecer, entre outras atrocidades, a proposta do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em aproveitar a “distração” da imprensa, voltada à cobertura da pandemia, para flexibilizar leis ambientais; a defesa que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez da prisão de integrantes do STF; e a da ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, em prender os governadores que adotarem o isolamento para conter a disseminação da covid-19.
Há de se ressaltar que a divulgação do vídeo estava autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, por se tratar de peça importante para esclarecer as acusações feitas pelo ex-ministro Sérgio Moro ao presidente, acusando-o de interferir no trabalho da PF, sendo assim, de óbvio interesse público.
O episódio é mais um de uma série de intervenções no jornalismo do “dono” do SBT, Sílvio Santos, que solenemente ignora o fato de que se trata de uma concessão pública, o que, legalmente, o obrigaria a cumprir uma série de requisitos impedindo que a TV fosse usada em benefício de interesses políticos particulares, como já foi ressaltado. Além do mais, a decisão desrespeita não apenas o direito a informação dos espectadores, mas também o trabalho dos jornalistas e da equipe técnica envolvida em sua produção.
Esta prática odiosa de censura precisa ser veementemente combatida, não apenas no SBT, mas em todos os veículos de comunicação. O FNDC conclama as forças democráticas, os profissionais da comunicação, as autoridades responsáveis não apenas a um vigoroso protesto, mas, principalmente, a tomar todas as medidas legais possíveis para inibir definitivamente que estes episódios se repitam.
Brasília, 24 de maio de 2020.
Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).
A FENAJ é uma das entidades que compõem o FNDC.”

A Fazenda

A Fazenda 17: Mesquita, Saory e Tamires na Berlinda; Público decide quem permanece na 11ª Roça

Published

on

A 11ª Roça de “A Fazenda 17” está oficialmente formada, prometendo uma eliminação de alto impacto. Em uma disputa acirrada pela permanência no reality show, Mesquita, Saory e Tamires enfrentam a votação do público, com o resultado previsto para esta quinta-feira (4).

A dinâmica da semana foi marcada por decisões cruciais que definiram os nomes na berlinda. Após vencer a Prova de Fogo, Carol Lekker conquistou poderes que influenciaram o resultado. O Fazendeiro da semana, Walério, cumpriu seu papel indicando diretamente Saory à Roça.

Na sequência, a votação da casa resultou em Dudu Camargo como o mais votado. No entanto, o peão utilizou o Poder Branco, que lhe conferiu imunidade e o livrou da berlinda. Com a anulação dos votos em Dudu, Tamires assumiu o segundo lugar na Roça. Já Mesquita, puxado da Baia, foi vetado por Carol Lekker de disputar a Prova do Fazendeiro, garantindo sua vaga direto na disputa final.

Advertisement

O único a respirar aliviado foi Dudu Camargo, que se consagrou o 12º Fazendeiro da temporada após vencer a Prova na noite de quarta-feira (3), escapando da eliminação.

Com o “Top 10” da edição se aproximando, a pressão aumenta e as estratégias de “sabonetagem” tornam-se insustentáveis. O programa vive momentos de alta tensão, com o grupo de Dudu Camargo em visível processo de racha e alianças sendo testadas a cada votação.

A decisão final está nas mãos do público, que vota no portal oficial do R7 para definir qual dos três participantes segue na corrida pelo prêmio máximo. A disputa promete ser intensa até o último minuto.

3
Enquete A Fazenda 17

Vote em quem deve ficar entre Mesquita, Saory e Tamires

Advertisement
Continue Reading

Destaque

Vivi Noronha Acusa MC Poze de Mentiras e Manipulação em Meio a Disputa Familiar

Published

on

A tensão entre a influenciadora Vivi Noronha e o cantor MC Poze, pais de três filhos, parece longe de um desfecho. Em resposta às declarações recentes do artista sobre a guarda de pertences da ex-esposa, Vivi Noronha utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (24/11) para rebater as acusações e expor sua versão dos fatos, rotulando o pai de Júlia, Miguel e Laura como “mentiroso, falso e manipulador”.

Vivi Noronha negou veementemente a afirmação de que teria ordenado que suas roupas fossem colocadas em sacos de lixo. Ela relatou ter sido retirada da residência onde vivia com os filhos, destacando que não tem interesse na casa do cantor, mas sim em garantir o bem-estar das crianças, que sofrem com problemas respiratórios como bronquiolite, sinusite e rinite. A influenciadora expressou preocupação com a exposição dos filhos a um ambiente de obra, com poeira e cheiro de tinta, que poderia agravar suas condições de saúde. Para comprovar seu ponto, ela prometeu apresentar mensagens que evidenciam suas reais solicitações.

A influenciadora também abordou os rumores sobre um suposto novo relacionamento, interpretando a reação de MC Poze como uma retaliação por ela ter iniciado um novo relacionamento. “Uma coisa engraçada [falou] ‘ah, eu não aceito que saia, fique com outro e volte para descansar na minha casa’. Ué, eu só estava cansada, no outro dia eu precisava trabalhar, fazer minhas coisas. E o mais engraçado é que quando a pessoa prova do próprio veneno, começa a doer, aí a pessoa fica desesperada e tenta tirar você da paz do momento. Foi isso que aconteceu”, declarou.

Vivi Noronha salientou que sua discrição em relação à vida pessoal impede que informações vazem por sua parte, sugerindo que a divulgação de sua aproximação com outra pessoa partiu de terceiros. Ela ressaltou a coincidência entre a exposição dessa situação e sua saída da residência, questionando o timing dos acontecimentos.

Advertisement

Em um desabafo direto, Vivi Noronha criticou a postura de MC Poze: “Não é sobre quem vai sair por cima, quem tá errado, quem tá certo. É sobre que vai falar uma coisa como se eu quisesse sujar a imagem de uma pessoa, estando errado, sendo mentiroso, sendo falso, manipulador”. Ela ainda acrescentou que a atitude do cantor teria sido motivada por despeito, após descobrir seu novo relacionamento, e que, caso contrário, ela ainda estaria residindo na casa dele.

 

Continue Reading

Destaque

Juliette fala sobre suposto romance com ex de Anitta

Published

on

Foto: Reprodução

A cantora, influenciadora digital e campeã da 21ª temporada do “Big Brother Brasil”, da Rede Globo, Juliette Freire, declarou em uma publicação em suas redes sociais, que segue solteira!

A informação surgiu após a ex BBB ter sido flagrada com o ex de Anitta, sua amiga e conselheira. Na ocasião, Juliette foi vista ao lado do empresário Daniel Trovejani em um clima de romance. Segundo o Jornal Extra, os pombinhos estavam na área vip do show do grupo de pagode Sorriso Maroto, no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro.

Indo contra os rumores, a líder dos cactos foi ao Twitter negar qualquer envolvimento amoroso sério. Na publicação, ela alertou: “Estou solteira, podem me paquerar”, brincou.

A paraibana reforçou ainda que fará questão de conversar com os fãs, sempre que o status de sua vida amorosa sofrer alguma alteração.

Advertisement

Essa não é a primeira vez que Juliette e Daniel Trovejani são flagrados juntos. Mesmo sem assumirem um relacionamento público, o empresário vive um affair com a ex-BBB.

Juliette revela ter ficado com ex de Anitta!

Pelo que tudo indica, Daniel não é o único ex que a cantora Anitta compartilhou com a vencedora do BBB! Respondendo perguntas enviadas pelos seguidores, durante sua participação no Domingão, programa de Luciano Huck, Juliette abriu o jogo e revelou ter ficado com três ex’s de Anitta!

Pivô da separação

Em outubro do ano passado, Juliette foi flagrada em um passeio de lancha com o affair! Na ocasião, os dois foram clicados em clima de romance, enquanto Daniel ainda namorava a advogada Priscilla Moura. Por meio das redes sociais, seis dias após a divulgação das fotos, Priscilla anunciou o término do relacionamento.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Copyright © 2026 TVeMais