Conhecida como uma das poucas emissoras do Brasil a manter sua grade sólida com rostos conhecidos à frente dos seus programas, a Globo está passando por um momento atípico e, por diversos motivos, precisou afastar e até demitir seus contratados.
O momento de incerteza já vinha acontecendo desde 2017, mas 2019 provou que a dança das cadeiras é muito maior que o esperado.
Problemas salariais, idade avançada, descontentamento e outros problemas causaram algumas saídas praticamente impossíveis de se imaginar:
Evaristo Costa
Apresentador do Jornal Hoje por 13 anos (2004 a 2017), Evaristo era conhecido como um dos possíveis substitutos de William Bonner. O âncora, enquanto esteve na Globo, teve passagens pelo Jornal Nacional, Globo Rural e Fantástico.
Decidiu deixar o canal para se dedicar à família e descabsar. Recusou uma oferta de férias da Globo para tirar férias e em 2019 assinou contrato com a CNN.
William Waack
Após 21 anos na Globo, William Waack foi demitido após se envolver numa polêmica envolvendo um comentário racista nos bastidores da cobertura presidencial dos EUA.
Waack apresentou o Jornal da Globo e Globo News Painel entre os anos 2005 e 2017. Antes disso, havia trabalhado como repórter internacional.
Assinou contrato com a AllTV em 2018, em 2019 foi anunciado como nova contratação da CNN Brasil.
Luís Ernesto Lacombe
Apresentador do quadro de esportes do Bom Dia Brasil entre 2011 e 2017, Lacombe não teve o contrato renovado com a emissora em janeiro de 2017. Ele possuiu vínculo com o canal carioca por 20 anos.
Ele acabou assinando com a Band para apresentar um reality show, que durou apenas uma temporada. Em 2019 ele começou a ancorar o Aqui na Band, ao lado de Silvia Poppovic.
Izabella Camargo
Apresentadora eventual do Hora Um e do Bom Dia SP, Izabella foi demitida da Globo em julho de 2018 após ter sido diagnosticada com Bornout, problema de saúde relacionado à excesso de trabalho.
Após recuperação, ela revelou ter sido barrada ao tentar voltar ao trabalho no canal da Família Marinho.
Advertisement
Cristiane Dias
Assim como Lacombe, Cristiane era apresentadora do quadro de esportes do Bom dia Brasil e havia entrado para substituir o atual contratado da Band. Na Globo desde 2006, ela comandou o Esporte Espetacular e Globo Esporte.
Foi demitida no início de 2019 após 13 anos.
Sérgio Aguiar
Após 23 anos trabalhando na Globo News, Sérgio não renovou seu contrato em janeiro de 2019 para continuar à frente de jornais no canal a cabo.
De acordo com informações de bastidores, ele não aceitou uma redução salarial. Em julho, ele foi contratado pela Record TV e é âncora eventual do principal jornal da casa.
Fernando Rocha
Apresentador do Bem Estar, Fernando Rocha foi removido do jornalístico não teve seu vínculo com a emissora renovado. Rocha ficou no ar até fevereiro de 2019.
Ele era apresentador da atração desde 2011 e afirmou que foi “pego de supetão”.
Márcio Canuto
Contratado da Globo há 21 anos, Márcio Canuto anunciou em agosto que está se aposentando. Repórter conhecido pelo seu bom humor, tem 73 anos e atualmente trabalha em propagandas com o McDonald’s.
Dony De Nuccio
Vindo da Globo News para substituir Evaristo Costa na ancoragem do Jornal Hoje, Dony durou pouco no jornal vespertino da TV Globo.
Ele se demitiu em meio a uma controvérsia que contrariou as diretrizes éticas do jornalismo da emissora. O âncora teria fechado um contrato de prestação de serviço com um banco.
Foi contratado da rede entre 2012 e 2019. Houveram especulações que ele estaria em negociações com outras emissoras, mas nada foi concretizado até o fechamento desta matéria.
Mauro Naves
Mauro Naves foi suspenso de seus serviços na TV Globo após ter se envolvido com a polêmica do Caso Neymar e Nájila.
Sua suspensão foi noticiada no Jornal Nacional em junho, onde o canal elogiou e agradeceu o serviço prestado pelo colaborador, mas ponderou que sua participação no caso foi determinante para o afastamento. Ele demitido após 31 anos de trabalho na emissora.
Advertisement
Marcos Uchôa
Repórter conhecido por ter cobrido guerras no Oriente Médio, Marcos Uchôa se afastou da Globo até 2020 para “passar mais tempo com a família”.
Em julho, o UOL publicou que o motivo do afastamento teria sido causado por problemas internos com a cúpula do canal. Ele tem mais de 30 anos como contratado da Globo.
Tino Marcos
Outro nome que pediu afastamento da emissora foi Tino Marcos. Um dos nomes mais experientes do canal, o repórter só deverá voltar para a tela em 2020.
De acordo com a revista Lance! o motivo do afastamento seria a demissão de Mauro Naves, além de questões salariais. Ele tem mais de 32 anos como contratado da emissora.
Mariana Ferrão
Ex-apresentadora do Bem Estar, Mariana trocou a Globo por uma empresa de palestras sobre saúde.
Atualmente, ela está sendo convidada pela Band para um retorno ao seu quadro de jornalistas. O marido dela, André Luís Costa, é um dos diretores da emissora e isso estaria facilitando as conversas do canal com a ex-Global.
Mariana Ferrão foi contratada pela Globo em 2008 e em 2010 assumiu o Globo Mar. Apresentou o Bem Estar em 2011 e 2019 e era apresentadora eventual do Como Será desde 2014.
André Azeredo
Considerado pelos profissionais da Globo São Paulo como um próximo nome para ancorar o Bom Dia São Paulo, o repórter André Azeredo foi contratado pela Record TV em março.
O baixo salário pago pelo canal dos Marinho foi determinante para sua ida para o novo canal, que garantiu para ele a ancoragem do SP No Ar. Ele passou quatro anos na Globo e ainda seria treinado para trabalhar como âncora.
Phelipe Siani
Em julho, Siani pediu demissão da Globo. Ele teve passagem pela Globo São Paulo e trabalhava como repórter especial do Jornal Nacional.
Ele estava há oito anos no canal e havia trabalhado no Globo Rural e em coberturas para o Fantástico.
Mari Palma
Após 11 anos na Globo, a apresentadora do G1 em 1 minuto deixou o canal para assumir um programa na CNN Brasil.
Ela teve passagens pelo Fantástico e Mais Você.
Sérgio Chapelin
Um dos apresentadores mais longevos da TV brasileira, Chapelin vai se aposentar. O anúncio aconteceu em agosto. Com 78 anos de idade e 47 de Globo, ele será substituído no Globo Repórter por Sandra Annenberg e Glória Maria.
Ele é conhecido por ser um dos primeiros apresentadores do Jornal Nacional.
Monalisa Perrone
Em 3 de setembro de 2019, Monalisa Perrone apresentou seu último Hora Um da Notícia. Com sua saída, Roberto Kovalick assume a bancada.
Ela assinou com a CNN Brasil para um programa no horário nobre com uma “cláusula antimadrugada”.
Monalisa teve passagens pela transmissão do Carnaval, Jornal Hoje e Jornal Nacional. Ela foi a âncora responsável por dar a notícia da tragédia da Chapecoense durante o plantão noturno.
Vou te poupar da introdução tradicional de textos como estes, onde dizem que o Silvio Santos é o maior comunicador e blá, blá, blá.
Na verdade, o que precisamos pontuar é que o fundador do SBT possui poderes imperiais na sua rede, o que não seria um problema, se ele soubesse usar isso a favor do canal.
O que se vê é que ultimamente o Silvio Santos tem brincado muito com sua programação e, consequentemente, com os seus funcionários.
De estreia de programas de última hora a mudança de horários e até cortes em telejornais, Silvio vai escrevendo um capítulo negativo de sua biografia televisiva e tudo isso por um motivo: porque ele pode.
Quando nasceu a CNN Brasil, todo mundo estava querendo saber, com certa ansiedade, como seria a programação da emissora.
Cerca de três meses e meio no ar, o canal coleciona acertos, erros, lançamento de novidades na TV brasileira, principalmente no sentido do “quase lá”.
A CNN Brasil chegou com o formato do “Grande Debate” como uma novidade que acaloraria a programação.
De fato, no início, o debate entre Copolla e Priolli chamava a atenção do telespectador, mas com o passar do tempo, tudo foi se desmanchando.
Advertisement
O motivo é que a existência excessiva do formato na grade, duas vezes ao dia (fixo, sem contar o debate com convidados), não era mais tão novidade assim.
O formato desgastou tão rápido quanto a relação entre o então âncora do debate, Reinado Gottino e Gabriela Priolli, que chegou a pedir demissão do canal ao se sentir desrespeitada após ser interrompida pelo âncora.
Na época, Gabriela redigiu um grande desabafo, por ser especialista no assunto debatido, mas não ter sua visão respeitada pelo colega debatedor, Tomé Abduch, que substituía Caio Copolla, que teve Covid-19.
Após negociar a permanência no canal, Priolli ficou fora do ar e ganhará um novo programa, o CNN Tonight, ao lado de Mari Palma e Leandro Karnal. A atração começará a ser exibida na segunda, 13 de julho.
CNN perde outro debatedor
Com a saída de Priolli,a participação de Caio Copolla foi modificada para outro horário. Ele passou a participar diariamente do Expresso CNN.
Advertisement
Com apresentação de Monalisa Perrone, o quadro tinha participação de Augusto de Arruda Botelho, que também preferiu abandonar a atração.
Ele, que participou pela última vez do debate na última terça-feira (8), protagonizou um momento de quase ira ao ser interrompido por Perrone ao tentar responder Copolla.
Na ocasião, Copolla fugiu o tema e Monalisa pediu que eles tivessem respeito ao tema proposto, para que o nível do debate se mantivesse.
Augusto não aceitou e Monalisa chegou a propor o cancelamento do quadro.
Confira o desabafo de Arruda, que prometeu que retornará ao ar em breve:
A partir de hoje, decidi não mais integrar o Grande Debate. Para quem pôde acompanhar meu empenho em fazer análises baseadas em fatos, e não em delírios ou achismos, fica aqui meu agradecimento. Mas vocês não se verão livres de mim tão fácil. Em breve, novidades na @cnnbrasil.
— Augusto de Arruda Botelho (@augustodeAB) July 9, 2020