jornalismo
Divulgação: RedeTV/CNN/SBT

Eu sempre falo que televisão é costume e, com o passar dos anos, os costumes mudam e isso pode ser notado na audiência.

Volta e meia, emissora ou outra promove mudanças na grade, em jornalistas ou em apresentadores, a fim de oferecer novos ares para suas atrações.

Mudanças na RedeTV!

Com a gravidez de Amanda Klein, a RedeTV promoveu mudanças em seu principal jornalístico, o RedeTV! News.

Na época, eles escalaram Mariana Godoy para assumir o jornal ao lado de Boris Casoy. Com o início do surto de Coronavírus, Mauro Tagliaferri assumiu a bancada ao lado de Mariana.

Com o pedido de demissão dela, a emissora recrutou três âncoras para a sua principal atração noticiosas: Amanda Klein, Joice Maffezzolli e Gabriela Di França vão se revesar na bancada.

Mudanças no SBT

Dono da famosa “grade voadora”, o SBT deverá mudar em breve a âncora do SBT Brasil. Rachel Sheherazade deverá deixar o canal após 9 anos de casa.

Rachel, de acordo com o colunista Fefito, do UOL, estaria sendo sondada pela CNN e pela Band.

Ela tem como motivo da saída do SBT um desgaste com a emissora. Vale lembrar que ela chegou a ser suspensa da apresentação do SBT Brasil.

Neila Medeiros, Analice Nicolau e Marcia Dantas estão entre as cotadas para a vaga. O nome de Débora Bergamasco também estaria sendo ventilado para substituir Rachel.

Mudanças na Record

A Record TV é quem está promovendo as maiores mudanças: a apresentadora Adriana Araújo vai deixar a bancada do Jornal da Record para apresentar o Repórter Record e a repórter Christina Lemos ocupará seu lugar.

Atualmente, Celso Freitas está em isolamento por conta do Coronavírus, sendo substituído por Sérgio Aguiar.

Nos domingos, Carolina Ferraz assumirá o posto de apresentadora do Domingo Espetacular. Patrícia Costa deixa a atração e vai apresentar a edição da meia-noite do boletim Jornal da Record 24 Horas. Thalita Oliveira, que também comandava o noticioso, vai para o Fala Brasil aos sábados, segundo o Notícias da TV.

A repentina volta de Reinaldo Gottino para a Record TV também promoveu mudanças. Seu retorno pôs em dúvida os serviços de Geraldo Luis para o canal, já que ele deixou seu dominical para apresentar o Balanço Geral.

Em isolamento também por conta do Covid, ainda não se sabe o destino dele.

Mudanças na Band

Como a demissão de Silvia Poppovic em abril, Nathalia Batista assumiu a apresentação do Aqui na Band. Agora, tudo indica, que ela perderá o posto para Mariana Godoy.

Outra mudança anunciada foi a de Rafael Colombo, que deixou o canal após 20 anos para ir para a CNN. Em seu lugar, no Band Notícias, ficou Douglas Santucci.

Mudanças na CNN Brasil

Com o retorno de Gottino para a Record, a CNN Brasil contratou Rafael Colombo para sua vaga e promoveu uma grande dança das cadeiras nos programas.

Além disso, o canal que é 100% dedicado ao jornalismo mudou a duração dos programas, a fim de conquistar melhores números no embate contra a GloboNews.

Futuras mudanças na Globo?

Com o tom da entrevista concedida por William Bonner a Pedro Bial, os internautas e espectadores da TV Globo começaram a especular que o canal dos Marinho pode perder – para a aposentadoria – o seu maior nome do jornalismo.

Os sinais de cansaço dados por Bonner durante a entrevista podem indicar que a rede carioca precisa pensar em novos nomes para assumir a cadeira quando ele deixar a apresentação.

Especula-se que Heraldo Pereira é um nome forte para a substituição. Mas, por ter poucos anos de diferença para Bonner, talvez a emissora opte por outro jornalista. César Tralli seria uma opção, assim como Rodrigo Bocardi.

Para uma possível substituição de Renata Vasconcellos, Maju Coutinho estaria entre as cotadas.